FREI PIO e JOÃO PAULO II
Na fila dos penitentes de Frei Pio, também entrou o Papa João Paulo II, quando jovem sacerdote. No dia 17 de novembro de 1962, quando ainda era Arcebispo e participava do Concílio em Roma, escreve a Frei Pio: “Venerável Frei Pio, suplico-te que rezes por uma Mãe de quatro filhos, de quarenta anos, de Cracóvia, na Polônia (durante a última guerra no campo de concentração na Alemanha), no momento em gravíssimo perigo de saúde e de vida, devido a um câncer. Que Deus, por intercessão de Maria, mostre a sua misericórdia a ela e à sua família”. No dia 28 de novembro de 1962, ainda de Roma escreve: “Venerável Frei Pio, a senhora de Cracóvia, na Polônia, Mãe de quatro filhos, antes da cirurgia, instantaneamente recuperou a saúde. Demos graças a Deus! Também a Ti, Padre, agradeço profundamente e devotamente em nome da agraciada mulher, de seu marido e de seus filhos” (Cardeal Woytyla).
Em 1974, Karol Woytyla visita o túmulo de Frei Pio. Reza a Missa e fala: “Encontramo-nos no altar do Senhor para celebrar o mistério da morte e ressurreição … próximos da sepultura de Frei Pio, que pregava a paixão, a morte e ressurreição de Jesus Cristo pela sua vida”.
Em 1987, João Paulo II visita San Giovanni Rotondo para a abertura do centenário de nascimento de Frei Pio. No momento abençoou diversas obras como: a casa dos anciãos, o centro de espiritualidade e a sala litúrgica e falou: “Agradeço ao Senhor por ter-nos dado Frei Pio, neste tempo tão atormentado a esta nossa geração”.
A 2 de maio de 1999, João Paulo II o declara Beatro. Encerrando sua homilia rezou: “E tu, Beato Frei Pio, volve do céu o teu olhar sobre nós, congregados nesta praça e sobre quantos estão reunidos na Praça de São João de Latrão e em San Giovanni Rotondo. Intercede por quem, em todas as partes do mundo, se unem espiritualmente a este evento, elevando a Ti as suas súplicas. Vem em socorro de cada um e dá paz e conforto a todos os corações”.
No dia 16 de junho de 2002, João Paulo II introduz Frei Pio na lista dos Santos. Podemos invocar confiantemente: Santo Frei Pio, rogai por nós!
(Secretariado Vocacional Capuchinho – Rua Haddock Lobo, 266 – Tijuca – Rio de Janeiro)