O APÓSTOLO DE CANÁ, Padre Osvaldo Gonçalves SS.CC.
14/11/1931 a 27/05/2024
Faleceu em 27/05/2024, Padre Osvaldo Gonçalves, que tanto testemunhou a espiritualidade de Caná a várias gerações de jovens e casais.
Padre Osvaldo Gonçalves, missionário da Congregação dos Sagrados Corações e membro da Comunidade do Padre Eustáquio, natural de Patrocínio – MG, filho de Antônio Gonçalves dos Reis e de Elvira Marcolina de Souza, foi aluno do Colégio Dom Lustosa, o que o levou a conhecer a Congregação dos Sagrados Corações, na qual ingressou em 1951. Foi ordenado em 1957 em Patrocínio – MG. Foi professor do Seminário em Ferraz de Vasconcelos – SP e na década de 1960 concluiu o curso de Jornalismo, tendo sido redator das revistas Reino e A Turma. Em 1970, foi convidado para ser o Secretário da Obra da Entronização do Sagrado Coração de Jesus nos lares e Diretor da Editora Promoção da Família. Em 1971, criou a instituição Família de Caná. No ano seguinte, conduziu a Pastoral da Juventude e, em 1979, iniciou um trabalho de acolhida a dependentes químicos com a Pastoral Familiar e a Família de Caná. Em 1987, inaugurou oficialmente a Fazenda de Recuperação da Família de Caná, em Ribeirão das Neves, missão que conduziu até seus 89 anos.
Livros publicados pelo Padre Osvaldo Gonçalves e que podem ser adquiridos na loja da Família de Caná:
https://loja.familiadecana.org.br
A Entronização do Sagrado Coração de Jesus nos lares – Explicações e Cerimonial
Bons Samaritanos na História da Igreja
Em Busca da Comunhão
Em Oração com a Bíblia na Mão
Eu me envolvi com os drogados – Percorrendo Caminhos de Libertação
Hora de Oração no Lar
O Coração de Jesus no Coração da Família
O Milagre do Casamento
Eu e meu marido participávamos do Encontro de Casais com Cristo da Paróquia dos Sagrados Corações na Tijuca – Rio de Janeiro e conhecemos o livro do Padre Osvaldo, ‘Sacramento do Matrimônio’. Me apaixonei pelo livro e fomos a Belo Horizonte fazer com ele um Reencontro de Casais nessa Casa de Caná, inclusive ali ficando hospedados e passando três maravilhosos dias. Saudades!