NA SEXTA-FEIRA SANTA
NA SEXTA-FEIRA SANTA
Eterno Pai, nós Vos oferecemos o Sangue, a Paixão e Morte de Jesus Cristo, as dores de Maria Santíssima e de São José, em desconto de nossos pecados, em sufrágio das almas do Purgatório, pelas necessidades da Igreja e conversão dos Pecadores.
(Irmandade do Glorioso Patriarca São José)
SÍMBOLOS DA PÁSCOA
SÍMBOLOS DA PÁSCOA
OVO – simboliza o nascimento, a vida, o ressurgimento de Cristo. É um símbolo desde a Antiguidade, quando já era costume presentear as pessoas com ovos enfeitados e coloridos. Os ovos de Páscoa representam também o final da quaresma.
COELHO – animal associado à fertilidade, nascimento e vida nova desde a antiguidade. Para alguns povos também simboliza a Lua, que determina o dia da Páscoa.
CRUZ – mistifica todo o significado da Páscoa, sofrimento e ressurreição de Cristo. No Conselho de Nicéa, em 325 d.C., Constantino decretou a cruz como símbolo oficial do cristianismo. Então a cruz é não só símbolo da Páscoa, mas da fé católica.
TRIGO – o trigo mesmo depois de quebrado e as uvas mesmo depois de pisoteadas não são destruídas, muito pelo contrário, se transformam em pão e vinho, os dois alimentos mais importantes para a vida dos judeus no tempo de Jesus. Jesus, também, como diz o Profeta Isaías foi ‘quebrado’ e ‘moído’, mas continuou a ser a força do seu povo.
CORDEIRO – símbolo mais antigo da Páscoa. No Novo Testamento simboliza Cristo que é o Cordeiro de Deus sacrificado em prol da Salvação de toda a humanidade, seu rebanho.
VELAS e CÍRIO – as luzes, velas e fogueiras marcam as celebrações pascais. Em certos países, os católicos apagam todas as luzes de suas igrejas na Sexta-Feira da Paixão. Na véspera da Páscoa fazem um novo fogo para acender o principal círio pascal e o utilizam para reacender todas as velas da igreja. Então, acendem suas próprias velas e as levam para casa a fim de utilizá-las em ocasiões especiais. O círio é a grande vela acesa na Aleluia, simbolizando a luz dos povos em Cristo. Alfa e Ômega significam Deus é o princípio e o fim de tudo.
COLOMBA ou POMBA PASCAL – de origem italiana, a colomba é bem semelhante ao Panetone de Natal, mas com o formato de uma pomba, representando a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos quando Cristo ressuscita. A pomba é também símbolo da Paz.
VESTES BRANCAS – retomam a passagem referente à transfiguração de Cristo, símbolo da pureza, da paz e da plenitude.
ÁGUA – Na celebração do sábado de Aleluia, véspera do domingo da Páscoa, é feita a benção da água que será utilizada nos batismos durante o ano. Cristo é a verdadeira água, fonte de vida.
PEIXE – símbolo muito importante na vida dos primeiros cristãos. O fato de não se comer carne com sangue na Sexta-Feira Santa quer demonstrar o respeito ao sangue derramado por Cristo em nosso favor. Aliado a isso está o fato do peixe ter sido o alimento dado pelo próprio Cristo ao povo faminto.
É PÁSCOA! ALELUIA!
É PÁSCOA! ALELUIA!
É Páscoa! Tempo de conversão, espaço para a reconciliação, momento de harmonia, partilha e acolhida.
É Páscoa: tempo de passagem para uma nova vida renascendo para o novo e o belo.
É Páscoa! Momento propício para ressurgir, renovar as esperanças, espalhar novidades, cantar maravilhas, anunciar com a voz do coração que a vida triunfou, Jesus ressuscitou!
Páscoa! É tempo de entoar e cantar o “Aleluia”, com muita paz no coração, para dançar a dança da liberdade, fruto do amor e do perdão.
(Luizinho Bastos)
É PASCOA!
É PASCOA !
Não importa quão difícil é o nosso caminhar.
Cristo ressuscitado já nos concedeu a maior de todas as vitórias.
(Paulinas Editora)